2018 pode ser o início de uma vida sem fios

A combinação de tecnologias e produtos ajuda a abrir caminho para uma vida livre de emaranhados.

Talvez você não se lembre, mas houve um tempo em que você teve que conectar um cabo ao lado do seu computador se você quisesse ler seu e-mail.

Hoje, as conexões Wi-Fi tornam isso estranho, mas é apenas o começo. As forças tecnológicas estão convergindo para que muitos dos cabos que complicam a vida se tornem relíquias. 2018 pode não ser o ano em que todos os cabos em sua casa desaparecerão, mas poderiam começar uma nova fase de simplificação.

Tudo provavelmente começará com o dispositivo que você usa mais todos os dias: seu telefone. Muitos telefones oferecem cobrança sem fio por anos, mas o fato de a Apple ter aceitado a tecnologia este ano com o iPhone 8 e o iPhone X enviam uma mensagem forte aos consumidores cautelosos e aos fabricantes de telefones que ainda não decidiram.

Outro dos cabos que poderia acontecer com o esquecimento é o dos aparelhos auditivos, o cabo da eletricidade do seu laptop e talvez até sua conexão de banda larga da Internet. Tudo faz parte do avanço inexorável para projetos mais fáceis de instalar, manter e usar sem cabos. Esse sonho precioso de um sistema de entretenimento doméstico sem fio já não parece algo do futuro distante.

"Ao longo dos últimos 10 anos, observamos uma tendência a eliminar as peças de movimento mecânico de telefones, qualquer compartimento que possa ser aberto", disse Ian Fogg, analista da IHS Markit. "Em algum momento, podemos ver a exclusão da porta de dados também, de modo que não haja nenhuma porta".

Mas não se engane: os cabos não desaparecerão completamente a médio prazo, muito menos em 2018. Eles são simplesmente muito úteis para transferir dados e eletricidade de forma rápida, econômica e segura. Por exemplo, você ainda precisa de um cabo que conecte o carregador sem fio à tomada elétrica. Mas para o jornal, essa tecnologia significa que você pode simplesmente colocar o telefone, ou mesmo o seu laptop, em um dispositivo de carregamento sem fio e esquecer os cabos.

Esta lâmpada de carga sem fio Ikea mostra como o carregamento sem fio pode desativar sua mesa ou sala de estar. Um Apple iPhone 8 ou Samsung Galaxy S8 irá completar a bateria quando ajustado na base da lâmpada.
Esta lâmpada de carga sem fio Ikea mostra como você pode eliminar os cabos da sua mesa ou sala de estar. O Apple iPhone 8 ou o Samsung Galaxy S8 podem ser carregados colocando-os na base da lâmpada.
Ikea
Qi é a chave
O carregamento sem fio de telefones foi um desastre devido a padrões diferentes. Ninguém gostaria de tentar carregar um telefone em um escritório, cafeteria, hotel ou carro e perceber que o sistema é incompatível. A indústria geralmente aceitou o padrão chamado Qi. Por exemplo, o dia após a Apple anunciou que seus novos telefones iriam usar a Qi, o fabricante de carregadores sem fio, a Powermat, anunciou que seus pontos de cobrança sem fio nas lojas de café da Starbucks seriam compatíveis no futuro com a Qi.

A Samsung suporta o Qi em seus celulares Galaxy S8 e Note 8. A gigante de móveis Ikea vende lâmpadas com estações de carregamento sem fio Qi embutidas, e fora da casa, a norma já é usada em Ford, Audi, BMW, Toyota, Honda, Chrysler, Hyundai e Volkswagen.

Há também laptops carregados sem fio - o Dell Latitude 7285, por exemplo -, mas no momento eles não são muito comuns. Um laptop consome muita corrente e as estações de carregamento são mais caras: US $ 200 no caso da Dell.

Talvez mais interessante para os proprietários de laptops é uma tecnologia chamada WiGig que transmite dados de forma muito rápida sem fio dentro de uma sala. Isso pode ajudar com as estações de encaixe: quando você abre seu laptop em qualquer lugar, ele se conecta sem fio com uma estação de encaixe que manipula conexões com fio para discos rígidos externos, monitores, alto-falantes e outros dispositivos.

Grupos de indústria como o Wi-Fi Alliance e o IEEE estão trabalhando em uma tecnologia WiGig de segunda geração, chamada 802.11a, que deve melhorar a velocidade e alcance, e talvez melhorar a tecnologia para óculos de realidade virtual high-end sem cabos conectados para o computador. Mas a versão final do WiGig 2.0 provavelmente não chegará até 2019.

Os cabos irritantes
É uma maravilha que nossos telefones podem nos oferecer tantas coisas, músicas, podcasts, videoconferências e programas de televisão. Mas desencadear o cabo dos fones de ouvido é sempre um incômodo. Para pior ou pior, vários fabricantes de telefones planejam remover esse problema de nós, removendo o conector de áudio de 3,5 mm e oferecendo conexões de áudio sem fio via Bluetooth.

Claro, você ainda pode conectar seus fones de ouvido a uma porta Apple Lightning ou a uma porta USB-C com a ajuda de um dongle. Mas a Apple preferirá que você compre AirPods sem fio de US $ 159 e o Google proporá seus Pixel Buds, também de US $ 159. O Google nem inclui fones de ouvido na caixa Pixel 2.

Continuamos eliminando cabos
O que chamamos de tarifação sem fio hoje não é tão completo. Como o carregador sem fio precisa ser conectado com um cabo à tomada. Além disso, os dispositivos de carregamento podem ser caprichosos e você deve colocar seu telefone no lugar certo e talvez também se preocupe em receber notificações de que o dispositivo não está colocado corretamente e não é carregado.

Por essa razão, algumas empresas como a Energous e a Ossia querem eliminar os cabos completamente enviando eletricidade por ondas de rádio em qualquer lugar em um ambiente fechado.

"Queremos fazer a nossa primeira implementação no segundo semestre de 2018", disse Mario Obeidat, CEO da Ossia. Isso começará com acessórios como uma tampa de bateria para o seu telefone, então será integrado diretamente nos próprios telefones e outros dispositivos, como roteadores Wi-Fi que podem enviar tanta energia para carregar como dados, disse ele.

A tecnologia da Ossia, chamada Cota, é poderosa o suficiente para carregar um telefone, ou dois, mas não um laptop. "Quando pensamos em carregar sem fio, está na casa, nas lojas, no escritório, no carro, nos lugares onde as pessoas se reúnem".

A Energous espera lançar transmissores de carga sem fio com sua tecnologia WattUp até o final de 2018 com uma extensão de cerca de três pés, embora os primeiros dispositivos que usem os carregadores WattUp devem chegar ao mercado no início do ano que vem. Até 2019, os transmissores WattUp devem chegar a uma extensão de 15 pés, disse o presidente-executivo, Steve Rizzone.

Um dos primeiros mercados da WattUp será aparelhos auditivos para pessoas com problemas de audição, que podem ser cobrados enquanto a pessoa está vestindo eles, disse Rizzone. Você também pode definir as prioridades do WattUp, para que, por exemplo, carregue seus fones de ouvido sem fio enquanto você estiver longe de casa e depois carregue seu telefone quando você retorna do trabalho. Mas você não deve esperar que um transmissor segure vários dispositivos ao mesmo tempo.

A certificação da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos é o último obstáculo. "Nós pensamos que podemos obtê-lo antes do final deste ano", disse Rizzone.

Sendo assim, os cabos continuarão a fazer parte da nossa vida em 2018. Mas ano após ano, as tecnologias sem fio reduzirão sua presença pouco a pouco.

Comentários

Postagens mais visitadas